terça-feira, 27 de maio de 2008

«Estrelas Mínimas» de Fernando Castro Branco, no Auditório Paulo Quintela - Bragança


No próximo dia 29 de Maio, pelas 21horas, o auditório Paulo Quintela em Bragança será Palco para a apresentação do livro “Estrelas Mínimas”, de Fernando de Castro Branco.
"Estrelas Mínimas", quarto livro de poesia de Fernando de Castro Branco, é uma obra que se abastece em memórias, afectos, lugares, gentes. Poemas que partem de uma genuína emoção estética, sem que em algum momento isso possa conflituar com o essencial trabalho sobre a linguagem que deverá ser sempre o fundamento de qualquer poesia que se preze.
Livro depurado, e despojado, em relação ao arsenal retórico que foi apanágio dos livros anteriores do autor, não deixa de funcionar como um testemunho, e uma denúncia, em relação à decadência e à ruína de um mundo rural em acentuado estado de erosão e desertificação, completamente ostracizado por esses ventos ditos do progresso, das novas tecnologias, da vertigem de uma ideia de modernidade materialista, urbana, centralizadora, burocrata, inculta.
Livro melancólico, eivado da pós-moderna consciência infeliz, reunindo essas "estrelas mínimas" que ainda resistem na sua luz cadente, que a qualquer momento estão na iminência de regressar à nebulosa inicial, ou, quiçá, ainda possam ressurgir com um brilho inesperado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Blog da editora labirinto: edições, livros, autores, notícias, novidades.