segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sala Manoel de Oliveira recebe "Momentos do Olhar"

Chama-se "Momentos do Olhar" o livro de estreia poética de João Gonçalves, que é apresentado publicamente esta sexta-feira, 18 de Outubro, pelas 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.

Editada pela Labirinto, a obra é apresentada por mim, que redigi o prefácio.

A anteceder, actuam os jovens músicos Diana e Duarte Baptista.

João Gonçalves é funcionário do Município e presidente do Desportivo Ases de S. Jorge, um clube da cidade dedicado à formação na área do futebol.

No prefácio, sublinho a “agradável surpresa que resulta destes Momentos do Olhar, um título sugestivo que remete para a pluralidade dos modos de recolher e investir em cada instante de que se cria o poema”. E os poemas deste livro foram sendo elaborados e trabalhados ao longo de vários anos.
 
"Momentos do Olhar" é uma obra que fala de amor nas suas diversificadas expressões (à mulher, aos pais, aos familiares), mas também onde o sonho é político: de Timor “esquecido”, em determinada altura, à aspiração dos que lutaram pela liberdade, contra a ditadura, por um país azul!
 
Os poemas são, em geral, sintéticos, enxutos, de uma linguagem tecida no bragal do quotidiano, mas investindo num arrojo literário já assinalável para quem começa.
Gostei do que li, confesso e surpreendo-me pela qualidade dos textos.
Aparece uma nova voz para enriquecer as letras fafenses!
Artur Ferreira Coimbra

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Blog da editora labirinto: edições, livros, autores, notícias, novidades.